quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PROJETO DO PLI (PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO) DO CURSO FORMAÇÃO PELA ESCOLA


PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA
A DISTÂNCIA NA
AÇÃO DO FNDE
FORMAÇÃO PELA A ESCOLA

TUTORA: MARIA SUELLE DE LIMA RODRIGUES
CURSISTAS: Gildeildo Borges Medeiros




PROJETO DO PLI




CORONEL EZEQUIEL/RN
OUTUBRO/2011

PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO

  1. COLETA DE DADOS

O programa do livro didático a cada ano que se passa vem se aperfeiçoando e aumentando a sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino e incentivando a leitura de alunos, de professores e visando a formação cidadã.
E ao realizarmos uma pesquisa em uma das escolas da nossa comunidade, tivemos a oportunidade de conversarmos com os gestores, professores e alunos a respeito dos programas do livro didático, eles relataram vários aspectos positivos que vem contribuindo imensamente para o desenvolvimento educacional, entre eles podemos citar a distribuição de livros aos alunos, abrangendo do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, promovendo o contato dos alunos com o livro desde os anos iniciais fazendo com que se tornem leitores críticos, reflexivos e com conhecimentos significativos fundamentais para a formação de um cidadão autônomo e consciente a diversos aspectos do meio social.
Os professores ressaltaram que os livros oferecem subsídios e facilita na prática pedagógica, como também possibilita ao educando uma melhoria no seu desenvolvimento intelectual e possibilitando uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Entretanto os mesmos expuseram pontos negativos a respeito da dificuldade da entrega dos livros por parte dos alunos que se evadiram durante o ano letivo, havendo uma preocupação da equipe diretiva, pois no ano letivo seguinte tem-se a necessidade dos livros para os novos alunos matriculados.
Em relação a escolha dos livros didáticos na unidade, ela acontece com todos os professores reunidos para a escolha dos mesmos e após a solicitação é feita pela internet pois os programas trouxeram mais agilidade, segurança e redução dos custos.
Segundo os gestores da instituição a distribuição dos livros vem acontecendo de maneira eficiente promovendo a melhoria educacional, pois quando se tem a necessidade de mais livros pode-se recorrer ao SISCORT que disponibiliza de uma reserva técnica de livros que possibilita o remanejamento de livros as unidades que estão necessitadas, e além do SISCORT existem órgãos que fazem parceria com o mesmo que dispõem de competências no âmbito da execução dos programas do livro o FNDE, Secretaria do MEC, secretaria de Educação ( Estaduais, Distrital e Municipal).

OBJETIVO GERAL

  • Identificar a contribuição, os avanços e dificuldades dos programas do livro didático na instituição escolar.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Conhecer a importância do livro na escola.
  • Reconhecer que o processo de execução do PLI é feito em regime de parcerias.
  • Identificar, através da comunidade escolar as necessidades da escola em relação aos dos livros didáticos

METODOLOGIA

  • Entrevista com corpo docente da unidade para a coleta de dados que nos revelaram vários aspectos a respeitos dos programas do livro didático.
Conforme pesquisamos a instituição é beneficiada pelos programas do livro didático que é um grande instrumento de aprendizagem que possibilita ao educando uma formação plena e cidadã.

3. CONCLUSÃO
Portanto com o nosso estudo identificamos na unidade escolar aspectos positivos que devem dar continuidade para a qualidade de uma educação significativa aos alunos. Entretanto percebemos a dificuldade da equipe diretiva em receber os livros dos educandos que se evadiram durante o ano letivo, para essa situação sugerimos a idéia da escola no inicio das atividades escolares e durante o ano promover aos alunos e pais uma campanha de conscientização em relação a conservação, devolução do livro didático e a importância do mesmo para os alunos do ano letivo seguinte.






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